O mundo da Fórmula 1 está repleto de histórias fascinantes sobre circuitos que, em tempos passados, foram palcos de grandes emoções e conquistas, mas que hoje encontram-se abandonados, testemunhos de um passado glorioso. Um desses circuitos é o Circuito Urbano de Valência, na Espanha, que recebeu o Grande Prêmio da Europa entre os anos de 2008 e 2012. Apesar de momentos inesquecíveis, como a vitória de Felipe Massa em 2008 e a 100ª vitória brasileira na F1 com Rubens Barrichello em 2009, o circuito foi relegado ao abandono devido a dificuldades financeiras, apresentando agora um cenário de desolação, com vegetação tomando conta e estruturas em ruínas.
Outro caso emblemático é o Circuito de Pescara, na Itália, que um dia foi o circuito mais longo da história da Fórmula 1, com impressionantes 25,8 km de extensão. Sediando apenas uma corrida oficial da categoria em 1957, vencida por Stirling Moss, o circuito tornou-se obsoleto devido à sua extensão e perigosidade, com trechos estreitos e ausência de áreas de escape, sendo abandonado após 1961.
Do outro lado do mundo, o Circuito de Hanói, no Vietnã, foi erguido com o intuito de receber a Fórmula 1 em 2020. Contudo, devido a infortúnios como a pandemia de COVID-19 e questões políticas locais, a corrida foi cancelada, deixando o circuito completamente intocado. Hoje, Hanói vive no abandono, com resíduos acumulados e estruturas em deterioração, representando uma oportunidade perdida para o automobilismo vietnamita.
Já na Áustria, o antigo Österreichring foi o palco do Grande Prêmio do país entre 1970 e 1987, passando por reformas para renascer como A1-Ring e receber a F1 de 1997 a 2003. Após um período de decadência e demolir parcial, o local foi adquirido pela Red Bull, renovado e renomeado como Red Bull Ring, retornando com sucesso ao calendário da Fórmula 1 em 2014.
Por fim, a promissora ideia do Grande Prêmio da América, planejado para acontecer em um circuito urbano em Nova Jersey com a deslumbrante vista de Nova York, acabou naufragando devido a desafios financeiros e organizacionais. Proposto em 2011 e previsto para estrear em 2013, o evento nunca se concretizou, sendo cancelado e retirado dos calendários da F1, permanecendo apenas como uma lembrança do que poderia ter sido.